IV Seminário de Ens. de Ciências na Amazônia

Histórico do SECAM

IV Seminário de Estudo de Ciências na Amazônia

 

    A Universidade do Estado do Amazonas tem aprovado o funcionamento do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação na Escola Normal Superior, que desde 2006 vem conduzindo o Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia, estando atualmente com a terceira turma de 2008. Este mestrado apresenta duas Linhas de Pesquisa: 1. Formação de Professores para o Ensino de Ciências na Amazônia e, 2. Meios e recursos didático-pedagógicos para otimização do Ensino de Ciências.

    Em função da produção científica dos professores e estudantes, vem sendo organizados anualmente seminários, onde os trabalhos pesquisados pelos docentes e discentes são apresentados. O 1º. Seminário ocorreu o 9 de novembro de 2006, o 2º Seminário de Ensino e Ciências na Amazônia foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto de 2007, e 3º. Seminário entre os dias 11 e 13 de setembro de 2008  na Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

    A trajetória traçada para o conhecimento numa instituição é determinante de sua futura contribuição à evolução social, política e econômica. Pois, processos de ensino em todos os níveis absorvem e projetam em perspectivas que possibilitam ou limitam o desenvolvimento social. Como cada tempo histórico e cada espaço geográfico possui sua especificidade cultural e suas necessidades sociais, científicas e tecnológicas, faz-se necessário refletir, permanentemente, sobre os problemas que nos permitem avançar na medida em que o mistério do real vai se desenvolvendo pela coragem de conhecê-lo. O mundo é misterioso porque não o conhecemos profundamente. O poder das ideologias sobre nós se dá a medida do avanço e do limite de nosso saber sobre as coisas que nos atingem. Quanto mais conhecemos, mas aumentamos nossas possibilidades de eliminar a ignorância que nos prendem a uma visão curta do cosmo, da ciência e de nós mesmos. A discussão, o debate, a socialização e o diálogo em torno da pesquisa revigora o ânimo de novas buscas e de alternativas significativas que nos permite compreender o horizonte em sua distância e alargamento. Em alguns casos isso nos permite vê que há horizontes, que há vales e que há montanhas e princípios que precisam ser transpostos. Esse é o sentido de querer realizar uma discussão sobre a pesquisa como fundamento epistemológico do ensino na universidade, no IV SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA.

    É pretensão do seminário dos mestrandos de Ensino de Ciências aprofundarem as bases epistemológicas das Ciências da Educação. Estas, por suas inter-relações e situações vivenciadas com que se identificam, não podem ser pensadas separadamente das Ciências do Homem e da Sociedade, em virtude, da riqueza de suas práticas e da complexidade de um diálogo multi-referencial essencialmente transdisciplinar. Dessa forma, elas devem pensar suas práticas como práticas de intercâmbio no âmbito da comunidade científica. Daí a razão de ser do presente seminário: promover a intercomunicação e a participação da produção científica dos grupos de pesquisa em Ensino de Ciências. A relevância deste seminário está em possibilitar a reflexão e o debate sobre em que medida o Ensino e a Pesquisa estão articulados favorecendo o desenvolvimento da Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. A pesquisa em educação é uma ferramenta indispensável para o conhecimento desta realidade, pois, pontua não somente aspectos deficitários, mas, também, iniciativas que têm se mostrado significativas para a melhoria do ensino de ciências.

© 2009 Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia

Crie um site grátisWebnode