IV Seminário de Ens. de Ciências na Amazônia

Normas para Submissão de Trabalhos

   

Ensino de Ciências: perspectivas complexas para a formação de professores e alternativas metodológicas.

Manaus, 02 a 04 de dezembro de 2009

 

 

Chamada para apresentação de trabalhos

Os participantes podem apresentar trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos, em dois formatos: 1) Comunicação Oral (Trabalho completo) ou 2) Pôster (Resumo), desde que estejam relacionados ao tema do evento. Todos os trabalhos selecionados e apresentados no evento serão publicados nos Anais do IV SEMINÁRIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA- ENS/UEA. Cada pesquisador poderá apresentar até dois trabalhos como autor: pode inscrever dois artigos para Comunicação Oral Interativa (Salas Temáticas) e/ou dois resumos para Pôster e/ou um artigo para Comunicação Oral e um resumo para Pôster. Não serão limitadas as apresentações como co-autor.

 

Critérios para apresentação dos trabalhos

 

1.       A Coordenação do IV SEMINÁRIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA- ENS/UEA comunica que a inscrição para submissão de trabalhos no evento é destinada a estudantes de Graduação, Pós-Graduação, Professores do Ensino Básico ou Superior, Pesquisadores, Técnicos ou Profissionais de quaisquer áreas.

 

2.       O próprio autor deverá efetuar sua inscrição no evento, tornando-se imprescindível que o trabalho atenda a todas as recomendações das normas de submissão e aos prazos de inscrição.

 

3.       Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte e-mail: secam.uea@gmail.com, Assunto: SUBMISSÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL) ou SUBMISSÃO DE TRABALHOS (PÔSTER).

Após o envio serão analisados e avaliados pela comissão científica do evento. Os trabalhos aprovados serão divulgados na página da UEA (https://www.cienciasnaamazonia.webnode.com) e os autores comunicados por e-mail de acordo com a data prevista para divulgação.

4.       Os resumos dos trabalhos aprovados pela comissão científica do evento serão publicados no Livro impresso de Resumos (Ver normas para a elaboração do Resumo). Os trabalhos completos aprovados pela comissão científica serão publicados por meio de Anais em CD-ROM.

  5. Os autores deverão respeitar as datas de inscrição do evento: 

ATIVIDADES

 

INICIO

FIM

Submissão de trabalho para publicação

17/agosto/09

17/outubro/09

 

Inscrição no evento

 

17/agosto/09

01/dezembro/09

 

Divulgação dos trabalhos

Selecionados

Divulgação dos trabalhos dia 16/novembro/09, resposta em fluxo contínuo.

 

  6. Os trabalhos enviados ao seminário devem obedecer às seguintes normas para publicação:

6.1.O texto de Comunicação Oral digitado deve ter no máximo 12 laudas, incluindo os anexos/apêndices em português. Os projetos de pesquisa em andamento e o relato de experiências só poderão ser encaminhados na forma de Pôster. No caso de texto de Projetos de Pesquisa e de relatos de experiência por sua vez, será submetido com, no máximo, 08 laudas.

6.2.Utilizar margens de 3,0 cm à esquerda, à direita, superior e inferior em formato de papel A4.

6.3.Digitar o texto em Word (Windows 97-2003), fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas (em todo o texto) e parágrafos em modo justificado. Utilizar paragrafação automática.

6.4.Para texto citado com mais de três linhas, adentrar o texto em 4 cm e utilizar espaço simples e fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10.

6.5.Para texto citado com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpo do texto.

6.6.Utilizar notas apenas no final do texto com fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10.

6.7.Digitar todos os Títulos de seções com fonte Time New Roman ou Arial, tamanho12, em negrito e recuado à esquerda. Todos os títulos devem ser redigidos duas linhas após o último parágrafo da seção anterior (pular linha). Os títulos de seções são numerados com algarismos arábicos seguidos de ponto (por exemplo, 1. Introdução, 2. Fundamentação teórica). Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios.

6.8.Apresentar o texto na seguinte seqüência:

a. TÍTULO do artigo/relato de experiência/pôster/oficina, centralizado na primeira linha da primeira página com fonte Time New Roman ou Arial, tamanho14, em formato negrito e em caixa alta.

b. Nome(s) do(s) autor(es), só pode estar de forma completa, na ordem direta, na segunda linha abaixo do título, com alinhamento à direita, seguido do nome completo da Instituição de filiação, na linha abaixo do nome. Letras maiúsculas devem ser utilizadas apenas para as iniciais e para o sobrenome principal. Em nenhuma outra parte do texto é permitida a identificação do autor do artigo, ou qualquer citação (instituição que leciona, departamento, cargo, coordenação, etc.) que possa permitir sua identificação.

c. Os resumos devem ser antecedidos pela expressão RESUMO em maiúsculas, seguida de dois pontos, na terceira linha abaixo do nome do autor. O texto dos resumos segue na mesma linha e deve ficar entre 100 e 150 palavras. Digitá-lo em fonte Time New Roman ou Arial, corpo 10 e em português.

d. As palavras-chave devem ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE em maiúsculas, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do resumo e duas linhas acima do início do texto. Utilizar até três palavras-chave com fonte Time New Roman, tamanho 10, separadas por ponto e vírgula, em português.

e. As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor data. Para citar, resumir ou parafrasear um trecho da página 36 de um texto de 2005 de Pedro da Silva, a indexação completa deve ser (SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula. Citações no meio do texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico. Use itálico para indicar ênfase ou grafar termos estrangeiros ou nomes científicos de organismos.

f. Os anexos/apêndices devem ser entregues prontos para a editoração eletrônica. Para anexos/apêndices que se constituem de textos já publicados, o autor deve incluir referência bibliográfica completa. Só serão aceitos textos com tabelas, figuras, gráficos etc., na cor preta, podendo-se utilizar escalas de cinza.

g. As Referências devem ser antecedidas da expressão Referências, em negrito. A primeira referência deve ser redigida na segunda linha abaixo dessa expressão. As referências devem seguir a NBR 6023 da ABNT: os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, com espaço simples entre as referências e sem adentramento; o principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e iniciais dos demais nomes do autor.

 

6.9.O texto deve ser encaminhado com o nome do artigo/relato de experiência/Projetos de pesquisa em andamento/oficina, seguido das iniciais do(s) autor(es). Se houver outros autores devem ser separados uns dos outros por ponto e vírgula.

  7. Só serão escolhidos 10 (dez) trabalhos em cada Sala Temática.

  8. Os trabalhos para as Salas temáticas devem ser inscritos de acordo com uma das linhas abordadas pelo evento:

                 Salas Temáticas – Comunicação Oral Interativa:

Grupos de Trabalho

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores para o Ensino de Ciências na Amazônia

1 – História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências

 Coordenador: Prof. Dr. Evandro Ghedin

2 – Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino de Ciências

Coordenador: Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga

                       Prof. Dr. Evandro Ghedin

3 – Aprendizagem no Ensino de Ciências

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Ierecê Barbosa Monteiro

4 – Relato de Experiência Didática no Ensino de Ciências

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Patricia Sanchez Lizardi

5 – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

  Coordenadores: Profª. Drª. Maria Clara

                            Prof. Dr. Manuel do Carmo 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa: Meios e Recursos Didático-Pedagógicos para a otimização do Ensino de Ciências

1 – Tendências Investigativas no Ensino de Ciências

 Coordenadora: Profª. Drª. Josefina B. Kalhil

2– Ensino de Ciências em Espaços Não Formais

Coordenador: Prof. Dr. Augusto Terán

3 – Novas Tecnologias no Ensino de Química na Amazônia

Coordenadora: Profª. Drª Ana Maria Frazão

4 – Mitos e Saberes Amazônicos no Ensino de Ciências

Coordenadores: Prof. Dr. Marcos Frederico Kruger Aleixo

                          Profª. Drª Maria Auxiliadora de Souza Ruiz

  Pôster

1 Projetos de pesquisa dos mestrandos em Ensino de Ciências na Amazônia (Turma 2008) – só serão aceitos 20 trabalhos;

2 Primeiros Resultados dos Projetos de pesquisa dos mestrandos em Ensino de Ciências na Amazônia (Turma 2007) – só serão aceitos 20 trabalhos;

3 Projetos de Iniciação Científica em Ensino de Ciências na Amazônia – só serão aceitos 20 trabalhos;

9.  Fica sob a inteira responsabilidade do autor a confecção de seu pôster para exibição (Veja as normas para a elaboração do Pôster).

10. As propostas para a execução de oficinas e minicursos deverão conter: Titulo, autor (es) da proposta, duração, publico alvo, infra-estrutura e um resumo do conteúdo a ser trabalhado. Enviar para o e-mail do SECAM: secam.uea@gmail.com.

 

 

Critérios para avaliação dos trabalhos

 

1.       Apresentação segundo as normas. Caso contrário o trabalho será rejeitado.

2.       Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura pertinente:

·         Clareza na descrição da área de interesse do artigo e fundamentação nos trabalhos relevantes da literatura;

·         Relevância e clareza do problema teórico abordado;

·         Adequação da fundamentação teórica para discutir o problema.

 

3.       Quanto ao argumento desenvolvido:

·         Clareza e consistência do argumento teórico desenvolvido.

 

4.       Quanto às conclusões e implicações:

·         Se as conclusões têm por base a discussão apresentada;

·         Se as conclusões incluem recomendações para a área;

·         Se as conclusões são comparadas com as de outros trabalhos no mesmo domínio, disponíveis na literatura.

 

5.       Quanto à bibliografia:

·         Se o trabalho faz referências à literatura pertinente da sua área.

 

 

Atenciosamente,

 

A Coordenação do Evento.

© 2009 Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia

Crie um site grátisWebnode